A sinusite é um tipo de inflamação da mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, bochechas e olhos.
Essa doença pode ser secundária à algum tipo de infecção, um quadro alérgico, ou qualquer fator que possa atrapalhar a forma correta de drenagem da secreção dos seios da face.
Os sintomas da sinusite podem ser difíceis de diferenciar dos sintomas da alergia e, por isso, quando a alergia dura mais de uma semana deve ser avaliada por um médico especialista, para se iniciar o tratamento adequado.
Confira a seguir mais informações sobre a sinusite e como tratá-la.
Sinusite: causas e tratamento
Causas
Geralmente, a sinusite é causada pelo vírus influenza e, por conta disso, é bastante comum durante crises de gripe, podendo também surgir devido ao desenvolvimento de bactérias nas secreções nasais, as quais ficam presas no interior dos seios nasais, como é o caso das alergias.
Sintomas
Os principais sintomas da sinusite consistem no surgimento de secreção nasal espessa e amarelada, juntamente com a sensação de pesso ou pressão no rosto. Porém, existem outros sintomas característicos além desses:
- Dor de cabeça intensa, podendo se espalhar para os olhos e nariz;
- Dor de garganta;
- Dificuldade em respirar pelo nariz;
- Perda do olfato e gustação;
- Mau hálito;
- Tosse que piora à noite.
Diagnóstico
O diagnóstico da sinusite deve ser feito através de um otorrinolarigologista e, normalmente, é realizado apenas com a observação dos sintomas e ao tocar o rosto do paciente para avaliar se existe sensibilidade nessa região.
Porém, o médico pode pedir alguns exames, como:
- Endoscopia nasal: é introduzido um pequeno tubo pelo nariz do paciente para observar o interior dos seios nasais, podendo identificar se existem outras causas, como pólipos nasais que possam estar provocando a sinusite;
- Colheita de secreções nasais: o médico recolhe uma pequena amostra das secreções nasais para enviar ao laboratório e avaliar também a presença de microorganismos como bactérias e vírus.
Portanto, se estiver sofrendo com enxaquecas constantes e congestão nasal, procure um especialista o mais rápido possível.