Ao redor de todo o mundo, as doenças que afetam o sistema respiratório ocupam o posto de terceira causa de morte. Os pulmões são dois órgãos de formato piramidal, sendo ambos os principais órgãos do sistema respiratório humano.
As doenças respiratórias são aquelas que afetam não apenas os pulmões, mas a boca, faringe, fossas nasais, laringe, brônquios, traqueia, diafragma, bronquíolos e avéolos pulmonares.
Confira a seguir mais informações sobre doenças respiratórias, quais os tipos delas, quais as causas e tratamentos e muito mais!
Doenças respiratórias: causas e tratamento
O que são doenças respiratórias?
São as doenças que afetam o trato e os órgãos do sistema respiratório.
Tipos de doenças respiratórias
Dentre as doenças respiratórias mais comuns que afetam o aparelho respirtatório, podemos encontrar:
- Broncopastias;
- Pneumopastias;
- Transtornos respiratórios;
- Fístula do trato respiratório;
- Doenças torácicas;
- Transtorno da motilidade ciliar;
- Laringopatias.
Entre muitas outras.
Broncopastias
Doenças dos brônquios, como a asma, bronquiectasia e bronquite.
Pneumopatias
Grupo de doenças pulmonares, entre as quais podemos descatar a atelectasia, doenças pulmonares intersiciais, neoplasias pulmonares, tuberculose pulmonar, hipertensão pulmonar, pneumopatias obstrutivas, pneumonia, pneumopatias fúngicas, pneumopatias parasitárias, síndrome do desconforto respiratório do recém-nascido.
Transtornos respiratórios
São as doenças respiratórias em geral, ou aquelas que não são consideradas uma doença específica. Neste grupo incluem-se a apneia, síndrome do desconforto respiratório do recém-nascido, dispneia, insuficiência respiratória, hiperventilação, etc. A tosse, rouquidão, respiração bucal, laringismo, e entre outras também são considerados transtornos respiratórios.
Fístula do trato respiratório
É a passagem anormal na comunicação entre algum componente do trato respiratório ou entre qualquer parte do sistema respiratório e os órgãos circunvizinhos.
Transtornos da motilidade ciliar
São desordens caracterizadas pelo movimento ciliar anormal no nariz, nas sinuses paranasais, no trato respiratório, entre outras. A síndrome de Kartagener, doenças respiratórias crônicas, a sinusite crônica e a otite crônica constituem manifestações desse tipo de transtorno.
Para saber o tratamento indicado para cada condição respiratória, procure um médico especializado. Somente ele poderá informar corretamente o tipo e a duração do tratamento.