6 situações que devem ser lembradas antes de negociar um convênio

Ambulatorial, acomodação, carência, participativo… Nossa! É muita coisa em relação ao convênio, em outras palavras, em relação ao plano de saúde que é necessário compreender antes de executar uma contratação. Devido a tantas vantagens, fica cada vez mais difícil para os consumidores compreenderem o que significa tanto termo usado pelas operadoras para possuir a maior quantidade de dados possível para pensar na hora de negociar um serviço de atendimento médico.

6 situações que devem ser lembradas antes de negociar um convênio

6 situações que devem ser lembradas antes de negociar um convênio

É fundamental falar que, antes de contratar um convênio, o cliente necessita de ter informações em relação à todas as situações da contratação  para não existir o perigo de ficar surtado. Por causa desse motivo, no momento de negociar um convênio, seja para sua famílias, seus funcionários ou para você é necessário prestar ter um pouco mais de cautela.

1ª situação: Qual será o perfilamento da contratação?

A primeira situação que deve ser lembrada é compreender que estilo de plano de saúde irá negociar. É fundamental compreender  o perfilamento da contratação que você está negociando.

Na ocasião das entidades de classe ou na ocasião das empresas que oferecem convênio para seus trabalhadores e afiliados, o que damos a classificação como empresarial ou coletivo. Mas, se você tem o desejo de realizar a contratação de um convênio para a sua família e para você, sem intermédio, o pano de saúde se considera como familiar ou individual, que é contratado com a operadora de saúde. Não se deixe levar somente pelo valor do convênio, porque os valores inicias dos planos de saúde coletivos são em geral menores, porém eles dão o costume de ter reajustamentos mais grandes.

2ª situação: Como é realizado o reajustamento do plano de saúde?

Os planos de saúde familiares ou individuais têm dois estilos de reajustamento, o por ano, que  é reajustado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e também o reajustamento por faixa etária. Já os convênios coletivos têm três, que é o por anual, o reajustamento por faixa etária e o de fatalidade, que leva em conta a sequência de utilização dos serviços.

Para executar o contrato do plano de saúde, é necessário papel e lápis para a mão para arrumar seus gastos e compreender se você irá poder arcar com o plano de saúde futuramente. Entretanto, se informe em relação aos índices utilizados no anos anteriores para realizar a avaliação de forma atual.

3ª situação: Qual é o estilo de garantia?

Já que você fez a avalização que pode mesmo arcar com o gasto do convênio, em outras palavras, do plano de saúde, necessário compreender agora qual garantia o plano de saúde dá. A contratação de mais trabalhos ou menos está ativada ao estilo de plano de saúde contratado.

As garantias podem ser: os que englobam consultas, inclusive pré natal, exames e cirurgias sem internação (ambulatorial), os que incluem serviços de obstetrícia ou não (ambulatorial + hospitalar), os com internação (hospitalar), os que englobam todos os citados anteriormente (referência ou odontológico). É óbvio que quanto mais grande for a quantidade de trabalhos que o plano de saúde garantir, mais grande irá ser o preço cobrado por ele.

A ANS determina uma listagem exames, tratamentos e consultas, nomeada Rol de Processos e Eventos em Saúde, que os convênios tem a obrigação a apresentar, segundo a cada estilo.

Observe suas essenciais obrigações e o que verdadeiramente vai dar atendimento para cada uma delas, antes de realizar a contratação um serviço que você não desfruta de toda a garantia que o plano de saúde apresenta.

4ª situação: Posso ser acompanhado em qualquer local?

Antes de receber uma caneta para colocar a assinatura na contratação, interrogue para o seu corretor de planos de saúde em relação à abrangência da área de garantia. Se o plano de saúde for de abrangência por região, a assistência médica irá estar limitada para a área geográfica antevista na contratação. Se por acaso seja   garantia por país, a assistência médica irá estar coberto em qualquer lugar do país, que no nosso caso é o Brasil.

Em outras palavras, se você é uma pessoa que tem o costume de viajar muito e compreende que podem ocorrer imprevistos com a sua saúde enquanto uma viagem acontece, é mais compreensível, você contratar um plano com garantia nacional. E lembre-se de ficar para a procura de compreender quais são as redes credenciadas, em outras palavras, quais clínicas, quais laboratórios, quais hospitais e quais médicos  que acompanham seu plano de saúde.

5ª situação: Desde quando posso utilizar o plano de saúde?

Uma situação fundamental que deve ter avaliação é a carência do convênio. Essa carência é o prazo, determinado na contratação, entre a assinatura da contratação e o começo da utilização dos serviços que foram contratados.

Os prazos máximos de carência em seja qual for convênio são de 1 dia para emergência e urgência; um semestre para internações, 2 anos para lesões ou doenças pre-existentes (aquelas que o garantido compreende que tem quando fez o contrato do serviço), 6 meses para processos de grande complexidade e cirurgias e 10 meses para gestação. A operadora de saúde pode fazer carências com períodos menores, mas isso tem que ser coberto por escrito.

6ª situação: Posso trocar de convênio sem executar carência?

A última situação que deve ser lembrada é em relação a portabilidade de carência. Essa portabilidade significa que é uma certa probabilidade do garantido trocar de convênio sem precisar realizar novas carências. É fundamental lembrar que a portabilidade por carência só deve ser executada se você tiver o plano de saúde por, no mínimo, 24 meses e se existe compreensão de uma lesão ou uma doença, em outras palavras, ou uma enfermidade após a assinatura da contratação, esse prazo amplia para 36 meses. Se por acaso o cliente tenha executado mais de uma vez a alteração de plano de saúde, o prazo amplia em até 4 anos.

O convênio é fundamental

Antes de finalizar o contrato, acesse o portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para ficar em busca de um número de registro da operadora de saúde para entender sua classificação e seu desempenho, bem como todos os dados em relação a reajustamentos, garantia e portabilidade de cada plano de saúde.

É a ocasião de que o convênio é fundamental na vida de qualquer pessoa seja qual for, apesar de, não iremos poder brincar com o nosso bem mais precioso, que é a nossa saúde. Mas, antes de negociar seu plano de saúde, fique para a procura de falar com um corretor de planos de saúde que tenha a compreensão em relação ao assunto.

O corretor de planos de saúde em Suzano ou em qualquer cidade é uma das pessoas mais recomendadas sem sombra de dúvida, para a vista disso, sempre peça a ajuda, o auxílio, entre outros. Realizando a avaliação se exatamente irá ser muito vantajoso para você e sua família.

Cotação Online

Digite a quantidade de por faixa etárias de idade